terça-feira, 26 de junho de 2007

Picado pelo Drácula

Existe um termo no meio publicitário que traduz um ato sem criatividade e pesquisa, que no final pode ser considerado como cópia, não com os mesmos elementos, mas com a mesma idéia: CHUPADEX. Uma coisa bem ao estilo Drácula. É o caso do recente comercial do VW Fox, com o slogan "Por um mundo melhor". Provavelmente todos já assistiram a ele.

Não desconsiderando o trabalho que vem feito pela AlmapBBDO - há alguns meses atrás fui numa palestra do Eduardo Schwartsman - onde ele citava a importância do case do Fox, tanto que é o compacto mais vendido no país. Mas essa idéia já foi usada pelo Citroen C1, outro carro compacto. O mais intrigante é que esse comercial é de 2005, coloquei eles aqui para que pudesse ser feita uma comparação. É ou não um "chupadex"?!

Portanto meus amigos, não se esqueçam. Se existe globalização, não tem desculpa, tenha em mãos um material completo, ou senão, vamos chamá-lo de chupadex. Logo, todo o processo de elogio da "jogada" vai por água abaixo.

COMERCIAL DO CITROËN C1 2005:

COMERCIAL DO VW FOX 2008:

10 comentários:

Anônimo disse...

A primeira a comentar? q honra!!

Bom, gostei doq vc escreveu, mas nao achei que eh uma copia nao! Tem uma ideia parecida, mas nao igual... nao tem o mesmo fundamento! Na minha opniao!!

Bom fred, te adoro mocinhu!

ll
*

Anônimo disse...

Interessante. Nunca iria ver essa comparação. Parece muito um chupadex Fred.

Gostei da autodescrição...
Abraços" muleke!

Anônimo disse...

Hum... gostei dos dois posts.
mto ilario vc e seus amigos no final do trabalho.

Qnt ao ultimo, criatividade nao é copia realmente, e eu acho que o comercial do fox é pura copia.

Fredinhu!! continue postando, estarei aqui sempre que puder!
bjoka!

Anônimo disse...

Aeee fredão!!! Q zica rapah. queria estar de ferias! manda um abraço pra galera de itba. curti o blog, ta de parabens! abc.

Anônimo disse...

carakaaa fredeeeeeeeeeeeeeee iguaaall!!!! hauhauahauhuahuha
poxaaaa pelo menos no meio publicitário podia-se fugir da regra "nada se cria tudo se copia"... vergonhoso hauhauahuha

bjuuss!!

Anônimo disse...

Freeed,

mesmo eu não conseguindo ver os vídeos, eu acredito no que vc diz, parece ser interessante!
sauhusahusah
Mas dpois vou tentar vê-los e aí sim faço outro comentário!
Adorei sua auto-descrição!

Beeeijo, gracinha!

Anônimo disse...

ehhhhh
eh dificil ser criativoooo hje em dia....
a ideia eh parecida msm....

bjo freeed

Anônimo disse...

Olá amigo. Sou a favor de que no mundo nada se copia, tudo se cria. Ta certo quando leio aquela frase: The more things you see, the more ideas you have.

Logo amigo, é preciso conhecer mais para criar mais. Enfim, evitar esse tipo de constrangimento: chupadex.

Abraço! Acredito no seu potencial.

Anônimo disse...

Fred xD

Saudade de você lindeza.
Você em Itba de férias e eu aqui estudando!!

Ó..
Adorei o blog! Muito criativo!
Sua cara!
rsrs

EU ACHO (hehhehe) que é chupadex sim... Os dois não são identicos mas, ta "na cara" que houve uma base no anterior. Concordo que devemos prestar bastante atenção, para ver se nossas "ideias novas" são realmente ideias novas!

;*

Anônimo disse...

Boa sacada Fred, é chupadaço mesmo! O blog está de muito bom godto, parabéns, beijos, Vania